Formada na primeira turma de medicina da Universidade Estácio de Sá, em 2003. Sempre foi adepta da filosofia da medicina de família; do resgate dos antigos clínicos gerais quando era realizada a medicina da pessoa e não de seus segmentos separadamente.

O que propõem a medicina da pessoa atrelada à atividade física?

O médico do esporte funciona como seu clínico geral que, conhecendo você e suas escolhas, modalidades desportivas, trabalho, estilo de vida e/ou doenças pré-existentes, poderá orientar da melhor forma possível os ajustes necessários para uma vida mais saudável. E o médico do esporte vai além. Ele é treinado para trabalhar em harmonia com os especialistas da medicina e integrar seu trabalho com as demais áreas da saúde, principalmente os educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Atualmente integra o grupo de profissionais do Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro como Médica do Esporte.

Trabalhar em equipe é uma missão complexa, assim como reconhecer necessidades do organismo humano, sem que o próprio paciente perceba. Esse é o trabalho desenvolvido no LABORATÓRIO DE PERFORMANCE HUMANA, onde essa visão aguçada de integração e diagnóstico trabalha no auxílio global dos pacientes dedes pacientes graves aos atletas olímpicos.

Também, decorrente da especialização em Anestesiologia veio a paixão pela prevenção e tratamento das dores, agudas ou crônicas, e o controle orgânico necessário nas provas de endurance e ultraendurance, modalidades que pratica.

Da experiência pessoal, iniciada em 2009 com os esportes e seus incríveis ganhos para a saúde e bem estar, surgiu o interesse pela Medicina do Exercício e do Esporte. Ao longo desses anos, o acúmulo de conhecimentos teóricos, adquirido em sua Pós-Graduação, e práticos no acompanhamento de equipes de treinamento em triathlon, corrida e rugby, incluídos pacientes com e sem doenças crônicas, permitiu o refinamento do tratamento de seus atletas (como prefere chamar seus pacientes) e o melhor entendimento de suas necessidades.

A pesquisa científica esteve presente no cotidiano da Dra. Christiane desde os primeiros anos de faculdade, através de monitorias e iniciação cientifica. O questionamento do “Por quê ?” e “Como?” os fenômenos ocorrem em nossos organismos foi uma constante indagação. Desde formada, segue com as pesquisas clínicas no área da anestesiologia e há 10 anos, além da prática clínica, dedica seu tempo como pesquisadora de duas áreas de interesse: a Educação Física e a Medicina. Atualmente sua pesquisa tem como foco o impacto do exercício físico no controle da progressão das doenças crônicas, em especial o sedentarismo e a esclerose múltipla.

Medicina é arte e ciência. O ofício do médico é buscar ao máximo unir as duas em seu melhor.

Graduação

Pós Graduação em Medicina do Exercício e do Esporte Universidade Veiga de Almeida(2015)
Especialização em Anestesiologia no Hospital dos Servidores do Estado RJ (2006)
Graduada em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (2003)

Iniciação e Pesquisa Científica

Coordenadora científica do Laboratório de Performance Humana (IE-CSSJ; início 2017)
Pesquisadora no laboratório de Neurociências do Exercício (LANEX-UERJ) na área de Esclerose Múltipla e Exercício Físico (início 2015)
Comportamento Humano em Órfãos – UNESA (2001)
Hemodinâmica de Vasos – Fiocruz(1999-2000)
Microbiologia Urinária – UNESA (1998)

Membro das Sociedades

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro
Sociedade Brasileira de Anestesiologia
Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro

Dra. Chris Prado - Medicina do Exercício e do Esporte
Dra. Chris Prado - Medicina do Exercício e do Esporte

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?